segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Media na Formação à Distância - Resumo 1


Tal como refere Moore (1991), os media não só ajudam as comunidades a desenvolverem-se, mas também permitem a aprendizagem individualizada, tendo um papel preponderante na redução da distância transacional, através da coordenação, cooperação e construção (Santoro, Borges e Santos, 2004).

O sucesso da aprendizagem online resulta de vários fatores combinados entre si, uma vez que os estudantes online têm características diferentes e sentem a distância transacional de forma diferente, a nível do grau de autonomia e nas competências. Alguns dos fatores são: a utilização eficaz de várias ferramentas de interação; a necessidade de existir um professor de apoio com capacidade de fornecer uma estrutura e dialogo que constituam uma presença forte, de forma a facilitar uma ”compreensão significativa”; a interação deve ser ajustada às necessidades e preferências dos intervenientes; os estudantes necessitam ter maior autonomia, controlo e maturidade devendo trabalhar em colaboração e cooperação, e ser ativos na participação.

Ao se comparar a educação à distância com a formação presencial, no âmbito de uma pesquisa efetuada, relatada por Bernard et al. (2004), conclui-se que «a investigação confirma que o uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz (…) [e que] em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia», sendo crucial o tipo de alunos online, a utilização dos meios e de um projeto adequados, apoiados por professores preparados e experientes neste tipo de aprendizagem (Mandell & Herman, 1996; Ragan, 1999; Conrad, 2005).

Apesar de cada vez ser mais utilizada e aceite a aprendizagem à distância intermediada por tecnologia existe a necessidade de se aprofundar a pesquisa acerca da sua utilização, com o propósito de se dar acesso, às populações e a diversos públicos, uma educação ao longo da vida.

Para que o potencial da tecnologia possa ser maximizado no que se refere à sua aplicabilidade na formação à distância será importante dar acesso a formação contínua aos intervenientes na educação/aprendizagem sejam educadores ou educandos, não só em relação ao uso das tecnologias, mas também a conhecimentos pedagógicos necessários à aprendizagem online.


Bibliografia

Fahy, P. (2008)  - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381

  
Resumo 1: Os Media na Formação à Distância


Sem comentários:

Publicar um comentário